6 de dezembro de 2013

As três peneiras.


Certa vez, um menino chegou para seu pai e começou a falar mal do seu irmão. O pai interrompeu a conversa e perguntou: "Você já passou isso que você está falando nas três peneiras?"

"Três peneiras? O que é isso?" perguntou o garoto. O pai explicou: "Antes de você falar mal de alguém, precisa passar o assunto nas em peneiras.

A primeira é a da verdade. O que você pretende falar é verdade?" O filho respondeu: "Bem... eu ouvi dizer". "Pronto, já não passou na primeira peneira.

Se passasse, teria a segunda, que é a da bondade. Falar isso é bom, traz algum proveito para o seu irmão? Vai ajuda-lo a crescer como pessoa, e em sua reputação?" "Não pensei nisso" disse o menino.

"E a terceira peneira", continuou o pai, é a da necessidade. "É necessário para o bem comum este comentário negativo sobre o seu irmão? Ajuda a Comunidade? Pode melhorar o mundo?" A criança respondeu: "Pai, para dizer a verdade, o que eu ia falar não passa em nenhuma dessas peneiras".

Se algo negativo que nós falarmos de alguém, não passar numa dessas peneiras, é fofoca. Será mais uma fofoca envenenando o planeta Terra.

P.S. Peçamos um coraçao semelhante ao do Senhor, assim agiremos com mais amor!

Nenhum comentário: