5 de fevereiro de 2014

O milharal

Seu Matias era o maior plantador de milho da região. Seu milharal era excelente. As espigas eram enormes; e os grãos, de grande qualidade. A cada ano, a colheita era mais farta e ele ganhava muitos prêmios. Todos queriam saber qual era o segredo de seu Matias.

Um dia, um repórter da cidade resolveu fazer uma matéria na fazenda e aí descobriu que seu Matias repartia com seus vizinhos, todos os anos, as melhores sementes que tinha. Surpreso, o repórter questionou:

- Por que o senhor faz isso, se os seus vizinhos são os seus concorrentes? Se eles produzirem mais, o preço do milho vai baixar e o senhor vai ter menos lucros.

Seu Matias respondeu com muita confiança:

- Por quê? Fácil. O pólen do milho é levado pelo vento de campo em campo. Se meus vizinhos cultivarem o milho ruim, fraco, a polinização fará com que o meu milho fique cada vez mais fraco e com menor qualidade. Se eu quiser cultivar um milho bom. tenho de ajudar meus vizinhos a ter milho bom também.

Nenhum comentário: